A Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985.
A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo.
Um bom modo de promover essas ações é refletir sobre elas.
Pode-se começar por estabelecer uma definição da palavra “voluntário”.
Antes de mais nada, vale a pena recorrer ao dicionário. No Houaiss, aprende-se que “voluntário” vem do latim voluntarius e significa aquele que age por vontade própria, uma vez que voluntas, também em latim, quer dizer vontade.
Segundo a definição da ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”
Qualquer pessoa pode ser voluntária contribuindo com suas capacidades, energia e tempo. Em muitas atividades e lugares a ajuda não necessita de um diploma ou formação profissional. Basta empatia e uma mão amiga para começar mudanças, ajudando aos outros.
Trata-se de uma atividade que gera a oportunidade de fazer amigos, viver novas experiências e conhecer outras realidades.
O voluntário doa seu trabalho, mas, ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas e a satisfação de se sentir útil.
Fonte: Portal Uol – Educação
Parabéns a todos nossos voluntários
“
Com a Cia. Anjos da Alegria, é assim: Além da mão amiga, usamos o nariz, e a alegria porque
“Sorrir é o melhor remédio”